sábado, 16 de março de 2013

TENDÊNCIAS DA DEMOGRAFIA BRASILEIRA

Tendência de queda da taxa de fecundidade no Brasil é tema recorrente nas provas de Geografia. Abaixo, parte da questão que caiu no vestibular do Mackenzie, em 2011.


Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.



David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

Outro tema recorrente é o envelhecimento da população, cujas causas envolvem uma série de fatores, com destaque para os avanços da medicina. Por outro lado, o impacto dessa tendência sobre o sistema previdenciário e o olhar torto da sociedade para os velhos deve ser cada vez mais uma preocupação do debate da geografia na sala de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário