Memória dos lugares
Qualquer dúvida, escreva no comentário.
Entrega dia 21/03
A memória dos lugares pode ser transmitida oralmente. Em geral, são as pessoas mais velhas que transmitem, através de relatos saudosos, as lembranças do que havia, e já não há mais. Das relações entre as pessoas, da natureza que foi modificada, das edificações que desapareceram ou passaram a ter outra finalidade. O que resistiu e o que não resistiu aos anos. Já o registro dessa memória é feito através de imagens, textos, músicas, sons gravados e uma série de outros documentos e objetos.
Veja a sequência abaixo:
Vale do Anhangabaú, em 1927 (autoria desconhecida)
O mesmo Vale do Anhangabaú nos dias atuais. Foto de Christian Knepper / Embratur
OUTRAS FORMAS DE REGISTRO:
FILME
Cena do filme Orpheu Negro (1959). Premiado filme ítalo-franco-brasileiro, dirigido por Marcel Camus, baseado na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes. Entre suas virtudes o registro de importantes imagens das favelas do Rio de Janeiro da década de 1950, o samba carioca e da bossa nova.
PINTURAS
Abaixo, quadros que registram cenas e paisagens em diferentes momentos e lugares.
De Almeida Júnior. O violeiro (1899).
De Cândido Portinari. O café (1935)
De Francisco Rebolo. Praça Clóvis (1944)
De Debret. São Paulo de Piratininga (1827)
DESENHOS
A seguir, desenhos mostram uma série de cenas e paisagens que interessam à geografia e são registros da memória dos lugares.
Desenho de Percy Lau, rememora a atividade dos tropeiros.
Bagé antiga, retratada pelo desenhista Xico.
Ilustração de Cícero Dias mostra Casa Grande e Senzala
Rua e paisagem de Araraquara, em desenho de Francisco Lopes
Rio antigo, em ilustração de Mariana Bonifatti
A atividade: individualmente, em duplas ou trios, elaborar cartaz que ilustre as ideias do texto de abertura dessa postagem, abaixo reproduzido:
A memória dos lugares pode ser transmitida oralmente. Em geral, são as pessoas mais velhas que transmitem, através de relatos saudosos, as lembranças do que havia, e já não há mais. Das relações entre as pessoas, da natureza que foi modificada, das edificações que desapareceram ou passaram a ter outra finalidade. O que resistiu e o que não resistiu aos anos. Já o registro dessa memória é feito através de imagens, textos, músicas, sons gravados e uma série de outros documentos e objetos.
A ênfase, no entanto, tem de ser em um único lugar. De preferência, um lugar conhecido pelos alunos e seus pais, tios e avós. As imagens utilizadas no cartaz deverão conter legenda e crédito.
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Entrega dia 21/03
Prof. Izildo
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