sexta-feira, 1 de março de 2013

TAREFA DO 7º ANO (FSA)

Memória dos lugares

A memória dos lugares pode ser transmitida oralmente. Em geral, são as pessoas mais velhas que transmitem, através de relatos saudosos, as lembranças do que havia, e já não há mais. Das relações entre as pessoas, da natureza que foi modificada, das edificações que desapareceram ou passaram a ter outra finalidade. O que resistiu e o que não resistiu aos anos. Já o registro dessa memória é feito através de imagens, textos, músicas, sons gravados e uma série de outros documentos e objetos.


Veja a sequência abaixo: 


Vale do Anhangabaú, em 1927 (autoria desconhecida)




O mesmo Vale do Anhangabaú nos dias atuais. Foto de Christian Knepper / Embratur


OUTRAS FORMAS DE REGISTRO:

FILME



Cena do filme Orpheu Negro (1959). Premiado filme ítalo-franco-brasileiro, dirigido por Marcel Camus, baseado na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes. Entre suas virtudes o registro de importantes imagens das favelas do Rio de Janeiro da década de 1950, o samba carioca e da bossa nova.

PINTURAS

Abaixo, quadros que registram cenas e paisagens em diferentes momentos e lugares.



De Almeida Júnior. O violeiro (1899). 





De Cândido Portinari. O café (1935)





De Francisco Rebolo. Praça Clóvis (1944)





De Debret. São Paulo de Piratininga (1827)


DESENHOS

A seguir, desenhos mostram uma série de cenas e paisagens que interessam à geografia e são registros da memória dos lugares.


Desenho de Percy Lau, rememora a atividade dos tropeiros.




Bagé antiga, retratada pelo desenhista Xico.





Ilustração de Cícero Dias mostra Casa Grande e Senzala




Rua e paisagem de Araraquara, em desenho de Francisco Lopes






Rio antigo, em ilustração de Mariana Bonifatti



A atividade: individualmente, em duplas ou trios, elaborar cartaz que ilustre as ideias do texto de abertura dessa postagem, abaixo reproduzido:


A memória dos lugares pode ser transmitida oralmente. Em geral, são as pessoas mais velhas que transmitem, através de relatos saudosos, as lembranças do que havia, e já não há mais. Das relações entre as pessoas, da natureza que foi modificada, das edificações que desapareceram ou passaram a ter outra finalidade. O que resistiu e o que não resistiu aos anos. Já o registro dessa memória é feito através de imagens, textos, músicas, sons gravados e uma série de outros documentos e objetos. 

A ênfase, no entanto, tem de ser em um único lugar. De preferência, um lugar conhecido pelos alunos e seus pais, tios e avós. As imagens utilizadas no cartaz deverão conter legenda e crédito.

Qualquer dúvida, escreva no comentário.

Entrega dia 21/03

Prof. Izildo

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