sexta-feira, 15 de março de 2013

4º. mini-seminário de Geografia (9º ano - FSA)

* Tema que será apresentado pelos alunos Andrew, Bárbara, Giovanna, Leonardo e Pedro, no dia 21/03. Não esqueçam, na apresentação, de indicar o nome do autor e o livro o que o texto está publicado!

SUBDESENVOLVIMENTO

Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas. Evidencia-se por indicadores como exportação baseada em produtos primários, forte participação de produtos industrializados na pauta de importação, importação acentuada de tecnologia e capitais estrangeiros, persistência de elevadas taxas de desemprego, baixa produtividade, baixa renda per capita, mercado interno bastante limitado, baixo nível de poupança e subconsumo acentuado.
O termo “subdesenvolvimento” surgiu na literatura econômica e política a partir da Segunda Guerra Mundial, com a emergência política dos países colonizados da Ásia, África e América Latina, abalados por vigorosos movimentos sociais, muitos deles de caráter revolucionário.
Atualmente, a problemática do desenvolvimento tende a ser situada além de seus aspectos econômicos, numa abordagem mais geral do sistema de relações internacionais e segundo critérios econômicos, sociais e políticos. Nesse sentido, o subdesenvolvimento está ligado ao problema da dependência, que atinge desde países extremamente pobres, como Bangladesh, até países de considerável nível de industrialização e diversificação do aparelho produtivo, como o Brasil, México e mesmo os ricos Estados árabes produtores de petróleo.
Há economistas, como o francês Charles Bettelheim, que rejeitam a conceituação de subdesenvolvimento. Segundo Bettelheim, o termo está revestido de mascaramento ideológico na medida em que parece indicar um estágio necessário a ser percorrido por esses países para que atinjam o desenvolvimento. Para ele, não é uma questão de tempo, mas de rompimento de relações internas e externas, que vinculariam os países subdesenvolvidos aos centros hegemônicos internacionais.

       SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia.  7 ed.  São Paulo: Best Seller, Círculo do Livro, 2001, p. 580.





Nenhum comentário:

Postar um comentário