domingo, 24 de março de 2013

Tarefa 7º ano (Fundação Santo André)

Capítulo 1

HISTÓRIA DOS LUGARES

Fotos, desenhos, músicas, filmes, textos, a própria memória das pessoas, todas essas são formas de registro da história dos lugares e das transformações que ocorrem neles, ao longo da história.

A tarefa a seguir deve ser feita no caderno:

1. Observe e analise as imagens:


(I) Acima, vemos a Rua São Bento, no centro de São Paulo, em 1862. (Foto de Militão A. Azevedo).



(II) A mesma Rua São Bento, em 2006. (autor desconhecido)


a) O que evidentemente permaneceu, quase sem alteração, nessa paisagem paulistana?

b) E o que mudou?

c) Na foto de Militão Azevedo, as três pessoas que aparecem no primeiro plano estão olhando para câmera. Qual seria a razão disso?

d) É provável que a segunda tenha sido tirada num dia útil ou num domingo?

2. Veja a foto e leia o texto abaixo. Depois, responda às questões:

A economia cafeeira no Brasil


Avenida Paulista, em 1950. Foto de Alois Feichtemberg / Museu Paulista - USP
[...] Historicamente, o café chegou ao Brasil em 1727, sendo plantada as primeiras mudas no Pará. Plantado em terras paraenses, até os primeiros anos do século XIX, o café não representou nada de muito importante para a economia do país, sendo produzido mais para o consumo doméstico de seus plantadores.
Embora a cultura do café tenha se iniciado no Norte, foi no Sudeste que ocorreu seu grande desenvolvimento, encontrando, na região, excelentes condições para o seu cultivo.
Na década de 30 do século XIX o café já era o principal produto de exportação do Brasil. No entanto, até por volta da primeira metade do século XIX, a economia cafeeira ainda conservava as características básicas do sistema plantation.
Na segunda metade do século XIX, sobretudo a partir de 1860-1870, a cafeicultura passou por profundas transformações que afetaram não apenas o setor cafeeiro, mas também a própria sociedade brasileira como um todo.
A lavoura cafeeira alterou ainda o aspecto social, ao introduzir a mão-de-obra imigrante, a expansão das ferrovias, a progressiva modernização da produção cafeeira, o desenvolvimento da indústria. [...]
Os barões do café de São Paulo tornaram-se a elite social do país. Possuidores de imensas fortunas e classificados como representantes da última aristocracia brasileira, foram, ao lado dos militares, os responsáveis pela queda da monarquia e pela proclamação da República.
Fonte: MEIRA, Antonio Carlos. Brasil: recuperando a nossa história. São Paulo: FTD, 1998. COELHO, Marcos de Amorim. Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 1996.

a) Pesquise e responda: o que é plantation?
b) O que fez com que grandes levas de imigrantes começassem a chegar ao Brasil, a partir da segunda metade do século XIX?
c) O que a fotografia mostra que tem a ver com o texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário