sexta-feira, 15 de março de 2013

5º. mini-seminário de Geografia (9º ano - FSA)

Tema que será apresentado pelas alunas Carolina, Maria e Mariana, no dia 22/03. Não esqueçam, na apresentação, de indicar o nome do autor e o livro o que o texto está publicado!


DEPENDÊNCIA

Sistema de relações econômicas, financeiras, políticas e culturais que mantém as nações subdesenvolvidas subordinadas aos grandes centros do mundo desenvolvido. A situação de dependência atinge especialmente os países de passado colonial recente, além dos que se iniciaram mais tarde no desenvolvimento industrial, estruturando-se como um sistema periférico, que se estende pelo chamado Terceiro Mundo (África, Ásia e América Latina). De modo geral, as nações dependentes baseiam sua economia no setor primário (agropecuário e extração mineral), mas a dependência pode subsistir mesmo quando o país possui, como o Brasil, um setor secundário consideravelmente desenvolvido. Essa subordinação processa-se na medida de tecnologia, de matérias-primas elaboradas, de equipamentos e de capitais para investimentos internos ou compras no exterior.
Um dos aspectos principais da dependência tem sido justamente o endividamento constante e acelerado dos países dependentes, cujas divisas auferidas com as exportações acabam sendo insuficientes para cobrir os déficits do balanço de pagamentos. A importação sistemática de tecnologia para diversificação do sistema produtivo nacional contribui para gerar distorções sociais: a utilização de tecnologias sofisticadas libera, nesses países, grandes contingentes de mão-de-obra, que não encontram trabalho no setor de serviços, como comumente ocorre nos países desenvolvidos. Esses contingentes vão aumentar o número de desempregados e subempregados. A estrutura social das nações dependentes reforça os laços de subordinação, na medida em que há solidariedade de interesses entre as camadas dirigentes locais e os centros econômicos externos.
Muitos industriais de países subdesenvolvidos realizam suas atividades associando-se a empresas estrangeiras ou mesmo vendendo a elas seus estabelecimentos industriais. Paralelamente, podem subsistir alguns grupos econômicos nacionais mais fortes, sem vínculo orgânico com grupos internacionais e com eles concorrendo em escala local e mesmo internacional. As relações de dependência estendem-se à esfera cultural e aos padrões de comportamento, com a adoção de hábitos de vida e de consumo, valores, modas e formas de pensamento gerados nos países mais desenvolvidos.

                   SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia.  7 ed.  São Paulo: Best Seller, Círculo do Livro, 2001, p. 164.




Charge do cartunista francês Plantu mostra o que a "máquina do desenvolvimento" do Norte                         do Planeta reserva para as populações do Sul, dependente e subdesenvolvido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário